Auxílio Reclusão 2020

Auxílio Reclusão 2020

O Auxílio Reclusão 2020 é um valor mensal pago pelo Governo Federal aos presos que estão regularizados com o INSS e possuem filhos fora da prisão. Essa iniciativa do Governo Federal tem como objetivo melhorar a vida dos filhos dos presos, que por muitas vezes se encontram em situações de vulnerabilidade social.

O Auxílio Reclusão 2020 possibilita que os detentos mandem renda mensal para a família. Mesmo que esse benefício seja alvo frequente de críticas, ele tem suma importância na sociedade brasileira, já que em diversos casos é essa renda que possibilita uma melhora na condição de vida da família do detento.

Auxílio Reclusão 2020
Auxílio Reclusão 2020

Quem tem Direito ao Auxílio Reclusão?

O Auxílio Reclusão 2020 é um benefício único e exclusivo dos dependentes de presos em regime fechado ou semiaberto menores de 21 anos de idade que possuam baixa renda comprovada. Além disso, só recebem o auxílio reclusão àqueles que tenham contribuído regularmente com a previdência.

Para garantir a manutenção do benefício, o detento precisa declarar com certa frequência que ainda se encontra na condição de presidiário. Ressalta-se também que estão aptos para receber o auxílio reclusão os detentos que tiveram seu último salário com o valor máximo de R$ 1.319,18.

Requisitos Auxílio Reclusão 2020

Assim como todo e qualquer outro benefício fornecido pelo Governo Federal, o Auxílio Reclusão 2020 possui seus requisitos:

  • Por sua vez, o auxílio reclusão atende os mesmos requisitos que a pensão por morte. Exceto pela condição de que para receber o benefício, o segurado precisa comprovar baixa renda e estar recolhido no regime fechado ou semiaberto.
  • Outro requisito para o recebimento do auxílio reclusão é não estar recebendo remuneração de alguma empresa ou qualquer outro benefício do Governo Federal.

Vale lembrar que o auxílio reclusão vale apenas para detentos que tenham penas leves ou médias, deixando de fora àqueles que cometeram crimes hediondos. Em caso de dúvidas específicas sobre o auxílio reclusão, é recomendado que o dependente do detento se dirija a Previdência Social de seu município.

VEJA TAMBÉM:


 

Como Receber o Auxílio Reclusão?

Podem solicitar o benefício cônjuge ou companheiro (a), filhos e enteados, pais e irmãos. Portanto, para receber o auxílio reclusão, o detento por meio de sua família deve:

  • Fazer a solicitação do auxílio reclusão diretamente no site do INSS;
  • Agendar a verificação dos documentos;
  • Apresentar todos os documentos solicitados;
  • Após a checagem dos documentos, a solicitação será deferida ou não.


Valor e Tempo do Auxílio Reclusão

O valor do Auxílio Reclusão 2020 segue o teto do INSS. Portanto este nunca será inferior ao salário mínimo. O cálculo do valor é feito considerando os anos de contribuição do detento a previdência social.

Em relação a duração do auxílio reclusão, a família do detento receberá até quatro meses de benefício se o mesmo tiver contribuído menos que dezoito vezes com a previdência social.

Os filhos do preso recebem o auxílio reclusão até completarem 21 anos de idade, a não ser em caso de deficiência ou invalidez, que são atenuantes para tornar o auxílio vitalício. Já o tempo máximo de recebimento do auxílio reclusão varia de acordo com a idade do dependente na data exata da prisão do detento.

Sendo assim:

  • Até 21 anos: três anos
  • Entre 21 e 26 anos: seis anos
  • Entre 30 e 40 anos: dez anos
  • Entre 41 e 43 anos: vinte anos
  • A partir de 44 anos: vitalício
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *